«FÉNIX» é a denominação do Compact Disc que a BMBVPL vai apresentar publicamente no próximo dia 25 de abril.
A gravação deste CD corresponde ao “Prémio AFINAUDIO” na sequência da participação no “VI Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga” e que é concedido à Banda do Distrito de Braga com a melhor classificação no respetivo Concurso. Em 2019 o prémio foi entregue à BMBVPL!
A Direção Artística está a cargo do nosso Maestro, o Professor Luis Ribeiro!
Subtitulado de “Filigrana Sonora com registos em memória”, regista 7 composições e 11 registos, entre os que destacamos a abrir o Poema Sinfónico Medieval “La ruta del Cid”, com uma declamação pelo próprio Autor e Compositor (David Rivas Dominguez) que fez questão de estar presente para emprestar a sua própria voz. A beleza e delicadeza da musicalidade transporta-nos por sonhos e castelos, de batalhas à festa e glória…
Se a filigrana sonora assenta na arte e delicadeza dos nossos músicos no burilar das sonoridades dos seus instrumentos, essa particularidade remete-nos pois para a tradicional arte de trabalhar um metal precioso como fazem na Póvoa de Lanhoso com o ouro…
Já por outro lado a memória de alguns registos levou-nos a registar 3 marchas muito significativas para a nossa Banda, “Bodas de Prata” (2010), de Carlos Marques; “Terras de Lanhoso” (1992), de Ilídio Costa e “Glória a Deus” (1910) de J.C. Sousa Morais, na passagem do centenário da sua morte (1860-1919), maestro que foi da nossa banda entre 1907 e 1910.
A consideração da inclusão no CD do registo de 3 hinos, tem naturezas diversas. Se o “Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses” (1998) de Joaquim Pinto sublinha a afiliação institucional, já o “Hymno dedicado à SS. Virgem de Porto D’ave” (1899), de Delfim José Teixeira, pretende recuperar um hino a cair em desuso, que evoca uma das nossas maiores romarias num dos mais relevantes santuários Marianos da região – Nossa Senhora de Porto d’Ave – Taíde – Póvoa de Lanhoso.
No que respeita ao registo do “Hino do Minho” ou “Hino da Maria da Fonte”, este teve, como veremos, motivações especiais. Evocando a passagem dos 175 anos da sua composição!